Cursos On-line

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
 

Nossos cursos fazem parte de um projeto de extensão dividido em 3 fases. E este projeto nasceu quando observamos um grande gap entre universidades e empresas e até cursos de cosmetologia. Muitas vezes, o conhecimento acadêmico da Química de Coloides, Surfactantes e Polímeros não chega à prática da Pesquisa & Desenvolvimento das empresas.

 

Em um primeiro momento, a Profa. Ana Percebom começou a preencher este gap através de cursos e treinamentos in-company, já que as próprias empresas do segmento também perceberam a necessidade de especializar suas equipes neste sentido.

 

Mas agora, para todos aqueles que querem entrar neste mercado, ou já trabalham com P&D de Cosméticos e sentem que a falta deste conhecimento é um empecilho para seu crescimento profissional e desenvolvimento de seus projetos, estamos oferecendo todos estes conhecimentos através de cursos totalmente on-line!

 

Por ser dividido em 3 fases, você pode escolher participar de todas, ou somente daquelas que julgar mais adequado para o seu perfil. Venha conhecer cada uma:

Fase 1 – Aulas Abertas – Desafios e Oportunidades em Química de Cosméticos

Esta fase é totalmente gratuita e foi idealizada para a atualização dos profissionais que já atuam ou desejam atuar no setor de cosméticos. Com a participação de profissionais da área de cosméticos, teremos dois (2) encontros que abordarão os seguintes temas:

 

Aula 1: Cosméticos e Saúde - 06/05/2021 às 19:00 - Cosméticos são muito associados a questões estéticas, mas esta aula apresentará as inúmeras situações em que eles impactam diretamente a saúde da sociedade (higiene, doenças transmissíveis por insetos, câncer de pele, saúde mental, entre outras). Inscrições para a aula aberta aqui!

 

Aula 2: Mesa-redonda sobre o papel da Química na Indústria, Pesquisa e Desenvolvimento em Cosméticos - 13/05/2021 às 19:00 - A Prof. Dra. Ana Percebom vai dirigir a mesa-redonda composta pelas seguintes convidadas:

Thalita Destefani: química pela Unicamp e mestre em química em ênfase em química coloidal, também pela Unicamp. Atua há 2 anos no desenvolvimento de formulações para o mercado de homecare e atualmente trabalha com desenvolvimento e aplicações de fragrâncias nos mercados de home e personal care na International Flavors and Fragrances (IFF).

Danielle Borher: engenheira química pela UFRJ e pós-graduada em Cosmetologia (Uniara) e Inovação (PUC-RS). Atua há 5 anos no mercado cosmético, trabalhando atualmente com Desenvolvimento de Novos Produtos - Formulação na Pierre Fabre do Brasil, fabricante das marcas Darrow, Avène e Ducray. Em paralelo está fazendo mestrado na PUC-Rio com projeto também relacionado a cosméticos.

Gabriela Fonseca: engenheira química e mestre em química (2020) pela PUC-Rio. Em seu mestrado realizaou um projeto em colaboração com a Coty Inc., para aplicação na área cosmética. Atualmente é doutoranda em química pela PUC-Rio, com foco em inovações e desenvolvimento de produtos na área de cosméticos capilares, realizado em colaboração com a Wella Company.

Inscrições para a mesa-redonda aqui.

As aulas ocorrerão ao vivo pelo YouTube. 

Carga horária: total de 4 horas (as inscrições são separadas para cada evento de 2 horas)

Pré-requisito: interesse pelo mercado de Cosméticos

Investimento: Grátis

 

Fase 2 – Minicurso –

Introdução à Química de Cosméticos

Esta fase oferece uma visão ampla de todos os aspectos mais importantes da Química para o Cosméticos. Desta forma, você será introduzido no assunto para ter uma base bem fundamentada sobre o tema, capacitando-o a se desenvolver e especializar posteriormente na parte que desejar.

 

Os conteúdos abordados incluem:

– Introdução à Físico-Química de coloides

– Química dos cosméticos de limpeza

– Como controlar a reologia e o sensorial

– Desmistificação de ingredientes cosméticos

 

Este curso será oferecido através do Ambiente de Aprendizagem On-Line da PUC-Rio, com 6 h de aulas assíncronas e 2 h de aulas síncronas pelo Zoom (no dia 18 de outubro às 19:00). A plataforma também dará acesso a gravações dos fóruns de discussão realizados nas turmas anteriores.

Para receber o Certificado de Conclusão, o aluno deverá ser aprovado na avaliação através de questionário on-line que poderá ser respondido entre 21 e 28 de novembro.

Carga horária: 8 horas

Período: 18/10/2021 a 28/11/2021

Pré-requisito: conhecimentos em Química básica - recomenda-se nível técnico completo ou superior em andamento em cursos de Química ou áreas relacionadas (como Farmácia e Bioquímica).

Investimento: R$166

Inscreva-se aqui na Fase 2!

 

Fase 3 – Módulos Avançados

em Química de Cosméticos

Sabemos que muitos profissionais concluem sua graduação e continuam não se sentindo preparados para ingressarem no mercado de trabalho em uma determinada área. E o objetivo da Fase 3 é justamente preparar profissionais da Química, Farmácia, Engenharia Química e afins para atuarem na área de Química de Cosméticos. Para isso, o curso apresentará a química de coloides associada às formulações cosméticas, visando a compreensão do papel dos ingredientes e das interações entre eles nas propriedades do produto final.

 

Este curso é dividido em módulos semanais, com aulas síncronas pelo Zoom e vídeos disponibilizados Ambiente de Aprendizagem On-Line da PUC-Rio. Cada módulo contém aulas de:

QC – Química de Cosméticos

MD –Mentoria e Discussão

I – Ingredientes cosméticos (as classes e os exemplos mais importantes)

F – Formulações (métodos, equipamentos, práticas, etc.)

 

E os conteúdos do programa são:

Módulo 1 - Cosméticos em solução e óleos

QC – Soluções, interações intermoleculares, surfactantes – classificação em diferentes produtos, comparação da cmc, efeitos de outros ingredientes na cmc

MD – Papel das agências regulatórias no mundo. Quais cosméticos existem para a Anvisa?

I – Óleos (hidrocarbonetos e silicones)

F – Óleos corporais, óleos capilares, protetores térmicos, cleansing oils

Módulo 2 - Sistemas micelares

QC – Efeito da temperatura (pontos Krafft e de névoa), termodinâmica de micelização, diagrama de fases, CPP

MD – Livros da área de coloides e cosméticos

I – Água

F – Água micelar, enxaguatório bucal, shampoos, sabonetes líquidos, cosméticos multifásicos

Módulo 3 - Cristais líquidos

QC – Cristais-líquidos. Lipossomas (vesículas). Resultados de análises de cosméticos. Estabilização de emulsões. Birrefringência. Lalfa e Lbeta. Lamellar gel network.

MD – Como organizar seu LinkedIn?

I – Sobreengordurantes, álcoois graxos 

F – Condicionadores, leave-in, máscara capilar

Módulo 4 - Cosméticos em barra

QC – Cosméticos em barra e Saponificação.

MD – Questões ambientais. Definição de "soap" para FDA e questões legais. Consulta a cosméticos regularizados (notificação vs. registro); lista de produtos irregulares.

I – Sabões

F – Métodos de obtenção de sabonetes (hot process, cold process, melt and pour, rebatching)


Módulo 5 - Físico-química de coloides 

QC – Coloides e tipos. Tensão superficial e interfacial. HLB. Molhabilidade. Ângulo de contato. DLVO. Estabilidade termodinâmica vs. Cinética. Potencial Zeta

MD – Artigos científicos (busca) e porque é importante. Aproximação de universidades e empresas

I – Importância dos diferentes papéis dos surfactantes. Surfactantes de diferentes HLBs

F – Equipamentos para formulações

Módulo 6 - Ingredientes gerais em cosméticos

QC – Química e importância de: antioxidantes, conservantes, reguladores de pH, fragrâncias, quelantes

MD – Polêmicas: onde encontrar sites e redes sociais confiáveis e porque eles também são importantes. Substâncias permitidas, proibidas e de uso restrito em cosméticos

I – Exemplos de antioxidantes, conservantes, reguladores de pH, fragrâncias, quelantes usados em cosméticos

F – Em quais formulações usar quais desses ingredientes?

Módulo 7 - Reologia e modificadores reológicos

QC – Reologia de soluções poliméricas. Viscoelasticidade. Tipos de fluiods (newtoniano e não-newtonianos). Tensão limite de escoamento. Número de Deborah. Instrumentos para reologia. Reologia oscilatória. Reologia de cosméticos

MD – Formulação e a melhor embalagem

I – Modificadores reológicos. Partículas orgânicas e inorgânicas. Estruturas de autoassociação

F – Cosméticos orgânicos e desafios sensoriais

Módulo 8 - Emulsões - Parte 1

QC – Definição e tipos de emulsão, formação, emulsificantes, métodos de preparo, mecanismos de desestabilização (sedimentação, cremeação, floculação, coagulação, coalescência, amadurecimento de Ostwald), mecanismos de estabilização (estérica, eletrostática, Pickering, polímeros e cristais líquidos)

MD – Pele e hidratação

I – Umectantes, emolientes, oclusivos

F – Como fazer um condicionador? Hidratantes: loção, creme gel, sérum

Módulo 9 - Emulsões - Parte 2

QC – Nanoemulsões vs Micromeulsões (cinética vs termodinâmica). Reologia de emulsões

MD – Caracterização de emulsões - microscopia óptica e polarizada

I – Surfactantes emulsificantes

F – Balms, Pomadas e Cremes. Avaliação do tipo de emulsão em hidratantes


Módulo 10 – Espumas

QC – Espumas líquidas, bordas de Plateau, efeito Marangoni, mecanismos de desestabilização, mecanismos de estabilização, métodos de análise, inibidores de espuma. Aplicações e embalagens

MD – Questões de mercados vs Questões ambientais.

I – Antiespumantes

F – Espuma de barbear e mousse de cabelo

Módulo 11 - Suspensões líquidas

QC – Definição das suspensões, produtos, partículas hidrofílicas vs. hidrofóbicas, meios aquosos vs. oleosos. Surfactantes para suspensões

MD – Reologia, nanopartículas. Técnicas de caracterização de partículas (DLS e dirfração de laser)

I – Pigmentos e corantes. Opacificantes e perolizantes

F – Bases, Rímeis, Esmaltes e Esfoliantes

Módulo 12 - Fotoprotetores

QC – Radiação. Mecanismo de fotoproteção. Emulsões + Suspensões.

MD – FPS e regulação

I – Filtros orgânicos e inorgânicos

F – Formulações de fotoprotetores.

Módulo 13 - Polímeros e géis

QC – Definição de polímeros e macromoléculas (meros, monômeros, oligômeros). Grau de polimerização. Distribuição de massa molar e polidispersão. Arquitetura de polímeros. Reticulação química vs física. Copolímeros. Surfactantes poliméricos. Polieletrólitos. Silicones

MD – Formulações (como devem ser e onde encontrar)

I – Gomas e poliacrilatos

F – Géis


Módulo 14 - Polímeros em solução

QC – Polímeros em solução; regimes de concentração; termodinâmica de dissolução. Misturas entre polímeros e surfactantes

MD – Networking no LinkedIn

I – Poliquatérnios e etoxilados

F – Dissolução de polímeros em laboratório


Módulo 15 - Suspensões sólidas

QC – Definição. Vantagens e desvantagens no preparo e estabilização. Cuidados no preparo. Ponto de fusão, clima e misturas

MD – LinkedIn e marca pessoal 

I – Ceras, manteigas e ésteres

F – Batons, produtos em bastão, cremes dentais


Módulo 16 - Aerossóis

QC – Definição de aerossóis líquidos e sólidos. Preparo. Estabilidade. Composição. Coloide em transformação (emulsões e suspensões que se transformam em aerossóis). Área superficial. Adsorção - polímeros. Sensorial - desafios

MD – Patentes

I – Gases propelentes

F – Desodorantes spray, laquês

Módulo 17 - Cosméticos em Pós

QC – Pós e máscaras faciais. São coloides ou não? Aglutinação

MD – Fórum de discussão (convidado a ser confirmado)

I – Argilas. Carvão ativo

F – Pó facial, blush, sombra, máscaras faciais

Módulo 18 - Reações químicas em cosméticos para cabelos

QC – Cabelos (físico-química). Alisantes

MD – Fórum de discussão (convidado a ser confirmado)

I – Descolorantes e tinturas

F – Coloração temporária


Módulo 19 - Reações químicas em cosméticos para pele

QC – Produtos de skincare

MD – Fórum de discussão (convidado a ser confirmado)

I – Ácidos, clareadores, anti-rugas, anti-acne

F – Por que é diferente formular cosméticos e fármacos?

 

Para garantir o Certificado de Conclusão, o aluno também deverá ser aprovado por avaliação de tarefas que serão realizadas dentro do Ambiente de Aprendizagem On-Line da PUC-Rio.

 

Carga horária: 60 horas

Período: Agosto a Dezembro de 2021 - Turma de 2022 será divulgada em breve!

Pré-requisito: recomenda-se o curso principalmente para quem já tenha cumprido pelo menos 50% de graduação em Química, Farmácia, Eng. Química ou áreas correlatas.

Investimento: 5 x R$299.

Inscrições aqui a partir de 06/05.

Se você quer participar deste projeto conosco, aproveite, pois as vagas são limitadas!