Laboratório de Físico-Química de Surfactantes

Coordenação e participação em projetos em andamento

Eficiência de estratégias de desestabilização e inversão de emulsões água-em-óleo

Agência de Fomento: Equinor Brasil Energia Ltda
Coordenação: Paulo R. de Souza Mendes / Aurora Pérez Gramatges

O objetivo principal deste projeto é a compreensão dos mecanismos de formação de emulsões água-em-óleo estáveis durante a produção de óleos pesados, mediante o estudo da reologia e da tensão interfacial petróleo/água e a sua relação com a eficiência dos mecanismos de desestabilização das emulsõe (coalescência, floculação e sedimentação). 

Desenvolvimento de formulações contendo surfactantes e nanopartículas para controle de mobilidade de gás usando espumas para Recuperação Avançada de Petróleo

Agência de Fomento: Shell Brasil Petróleo Ltda

Coordenação: Aurora Pérez Gramatges

O objetivo principal deste projeto é realizar uma investigação multidisciplinar experimental sobre o uso de surfactantes e nanopartículas na formação e estabilidade de espumas através da injeção simultânea de formulações aquosas e gases (tais como dióxido de carbono) em reservatórios carbonáticos, e avaliando a estabilidade do surfactante/nanopartícula em solução e a sua adsorção no meio poroso, em relação ao fator de recuperação.

Emulsões de Pickering de nanopartículas de sílica modificadas para liberação lenta de repelentes de mosquito

Programa Auxílio à Pesquisa Básica (APQ1) (2016-2018)

Agência de Fomento: FAPERJ

Coordenação: Aurora Pérez Gramatges  

    O projeto visa o estudo de emulsões que combinem a ação de nanopartículas e surfactantes biocompatíveis com o intuito de encontrar sinergias e melhorar o controle na liberação controlada de modo a obter formulações de maior duração para compostos/produtos repelentes de insetos.

Dengue, Zika e Chikungunya: uma abordagem multidisciplinar em apoio à investigação destas arboviroses no Rio de Janeiro e Brasil, EM: Microcefalia associada à infecção pelo vírus Zika: uma abordagem transdisciplinar

Edital Programa Pesquisa em Zika, Chikungunya e Dengue no Estado do Rio de Janeiro (2016-2018)

Agência de Fomento: FAPERJ

Coordenação: Flavia Barreto dos Santos (FIOCRUZ)

 

A ocorrência de uma tríplice epidemia de dengue, zika e chikungunya representa uma ameaça real, uma vez que os três vírus já co-circulam no país. Neste contexto, é de extrema importância conhecer o perfil epidemiológico das doenças exantemáticas nas gestantes e das microcefalias notificadas no estado. Dadas às limitadas opções de prevenção e controle, é demonstrado que o diagnóstico laboratorial possui um papel fundamental para o tratamento oportuno dos pacientes. A identificação de marcadores virais e imunológicos do hospedeiro associados à gravidade da infecção pelos DENV, ZIKV e CHIKV poderá nortear o desenvolvimento de terapias antivirais e/ou imunomodulatórias.

Responsive Pickering emulsions with high stability for slow-release of sunscreens and insecticides

Newton Mobility Grants (2016-2018)

Agência de Fomento: Royal Society

Coordenação: Aurora Pérez Gramatges (PUC-Rio)

 

The project aims to prepare Pickering emulsions using UV-responsive functionalised silica nanoparticles or cellulose nanofibrils, to study stability, rehological behaviour, structure and compatibility of components such as salts, fragrances, oils. In addition, we aim to study encapsulation of oil soluble insecticides and sunscreen components in these Pickering emulsions, to study passive and triggered release properties for delivery of active ingredients over a desired time profile.

Recuperação Melhorada de Petróleo Utilizando Sistemas Inteligentes Nanocarreadores de Surfactantes

Nanotecnologia para EOR (2016-2019)

Agência de Fomento: Petrobras

Coordenação: Regina Sandra Veiga Nascimento (UFRJ)

 

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um conjunto de sistemas de nanopartículas funcionais com o intuito de aumentar o fator de recuperação de petróleo através da redução da perda de surfactantes que ocorre pela sua adsorção nas superfícies do reservatório e também através do aumento da mobilidade do óleo obtido pela modificação da molhabilidade da rocha.

Engenharia de Interfaces

Rede de excelência PRONEX (2016-2019)

Agência de Fomento: FAPERJ

Coordenação: Paulo Roberto Mendes (PUC-Rio)  

 

O objetivo geral do presente projeto é consolidar um grupo de pesquisa interdisciplinar em engenharia de interfaces. Este grupo consiste de pesquisadores com formação em diferentes áreas, incluindo químicos, matemáticos, engenheiros mecânicos e engenheiros químicos. O grupo atuará inicialmente em três áreas, a saber síntese e caracterização de surfactantes biodegradáveis com atividade interfacial (Etapa 1), reometria interfacial (Etapa 2), e hidrodinâmica capilar (Etapa 3).

Síntese sustentável de surfactantes a partir de matérias-primas renováveis: Transformação de derivados de biomassa via catálise heterogênea promovida por catalisadores de nióbio

Química Verde (2015-2017)

Agência de Fomento: FAPERJ

Coordenação: Elizabeth Roditi Lachter (UFRJ)  

 

O processo industrial de produção de surfactantes, derivados de glicerol como os mono- e di-glicerídeos, envolve a transesterificação de triglicerídeos na presença de excesso de glicerol e catalisador básico homogêneo a temperatura elevada (200-255C). Entretanto a obtenção seletiva de monoglicerídeos via catálise heterogênea, ambientalmente mais aceitável, ainda é um desafio. O presente projeto tem como objetivo a obtenção e caracterização de catalisadores como o fosfato de nióbio meso/macro-poroso e sua aplicação na síntese de surfactantes derivados de biomassa. Serão estudadas novas rotas de obtenção de monoglicerídeos e derivados de 5-hidroximetilfurfural via catálise ácida heterogênea, e avaliadas as propriedades dos surfactantes obtidos.

Utilização de eletrodos de grafito/grafeno modificados e não modificados, e sua utilização no desenvolvimento de metodologias sensíveis e seletivas baseadas no emprego de bioreceptores

Programa CAPES/MES-Cuba (2014-2018)

Agência de Fomento: CAPES

Coordenação: Pércio Augusto Mardini Farias (PUC-Rio)  

 

O projeto tem como objetivos a preparação de grafenos para a construção dos eletrodos modificados, o planejamento e desenvolvimento de sensores eletroquímicos baseados na modificação do grafeno com bioreceptores, assim como a utilização da voltametria cíclica e por onda quadrada para estabelecer os mecanismos das reações na superfície dos eletrodos.

Please reload