Notícias e Publicações

 

Novembro de 2019

Colloid and Polymer Science

Em colaboração com grupo coordenado pelo Prof. Paulo Picciani do IMA-UFRJ, o M&N Lab publicou o artigo intitulado: Improving in vitro biocompatibility of gold nanorods with thiol-terminated triblock copolymer

Confira o artigo na íntegra clicando AQUI

Setembro de 2019

M&N Lab e LASURF realizam III WAPSS com tema relacionado à Indústria do Petróleo

No dia 14 de setembro de 2019, os grupos M&N Lab e LASURF organizaram juntos o III Workshop de Aplicações de Polímeros e Surfactantes em Solução. Neste ano, o tema foi: Desafios na Indústria do Petróleo: desde a exploração até a aplicação.

O evento contou com 110 inscritos, dentre eles, participantes de diversas empresas (CENPES/PETROBRAS, Dow, Láctea, Instrutécnica, Reoterm, SNF Brasil, Shell, Stepan) e universidades (PUC-Rio, UERJ, UFF, UFBA, UFES, UFRJ, UFRRJ, UIS, UNICAMP).

Doutores que atuam em pesquisa na área de petróleo, tanto na academia quanto na indústria, apresentaram palestras e participaram da mesa-redonda. Ao final, houve também a exposição de 30 pôsteres dos participantes e uma premiação para os 3 melhores trabalhos.

Fotos do evento estão disponíveis em: FOTOS

Agosto de 2019

Colloids and Surfaces A

O M&N Lab publicou o artigo intitulado: Nanoparticles of surfactant and block copolymers with high uptake of oily ingredients for cosmetic formulations

Confira o artigo na íntegra clicando AQUI

Agosto de 2019

Curso Intensivo da Profa. Ana Percebom para a Stepan

A Profa. Ana M. Percebom ofereceu um Curso Intensivo sobre "Surfactantes: Fundamentos e Aplicações" para os times de P&D e Engenharia de Processos da Stepan em São Paulo - SP.

Julho de 2019

Inorganic Chemistry

O M&N Lab em colaboração com o LABSO-Bio publicou o artigo intitulado: Binucleating Hydrazonic Ligands and Their μ-Hydroxodicopper(II) Complexes as Promising Structural Motifs for Enhanced Antitumor Activity

 

Confira o artigo na íntegra clicando AQUI

Maio de 2019

Advances in Colloid and Interface Science

O M&N Lab publicou um review entitulado: Formation and assembly of amphiphilic Janus nanoparticles promoted bypolymer interactions

 

Confira o artigo na íntegra clicando AQUI

Janeiro de 2019

FUEL

A Profa. Ana M. Percebom do M&N Lab publicou em parceria com grupo da Universidad Industrial de Santader o artigo intitulado: On the molecular basis of aggregation and stability of Colombian asphaltenes and their subfractions.

 

Confira o artigo na íntegra clicando AQUI

Dezembro 2018

Defesa de Mestrado de Júlio Cesar Carvalho Venancio

Júlio Cesar Carvalho Venancio do LASURF defendeu sua dissertação de mestrado intitulada "Nanopartículas de sílica modificadas com alcóxisilanos para uso como nanocarreadores de surfactante em recuperação avançada de petróleo", sob orientação da Profa. Auróra Pérez Gramatges e co-orintação da Profa. Regina Sandra Veiga Nascimento (UFRJ).

Outubro de 2018

Trabalho de Mestrado recebe destaque na II Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa do DQ PUC-Rio

A aluna Lina Mercedes Daza Barranco, orientada pela Profa. Dra. Aurora Pérez-Gramatges recebeu um prêmio pelo destaque do seu trabalho na área de Físico-Química apresentado na II Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa do DQ PUC-Rio.

Setembro de 2018

Pesquisa do M&N Lab em O GLOBO

O jornal O GLOBO veiculou uma matéria apresentando o trabalho de pesquisa do M&N Lab.

Confira a reportagem completa AQUI.

Setembro de 2018

II WAPSS

Os alunos do M&N Lab, Gabriela Fonseca, Paola Duarte e Lukas Macedo, receberam prêmio por 2° melhor trabalho apresentado na forma de pôster durante o II WAPSS

Agosto de 2018

Reportagem sobre pesquisa do M&N Lab

O trabalho de pesquisa do M&N Lab envolvendo o uso de nanopartículas para encapsular ativos de filtro solar foi matéria na revista do anuário do CNPEM.

Confira o anuário completo AQUI.

Agosto de 2018

Seminários de Inicicação Científica da PUC-Rio

A aluna Marina de Andrade do M&N Lab marcou presença apresentando seu pôster nos Seminários de Iniciação Científica do CTC da PUC-Rio.

Agosto de 2018

Treinamento da Profa. Ana Percebom na Chemyunion

A Profa. Ana M. Percebom ofereceu um treinamento sobre Emulsões em Cosméticos para a equipe da Chemyunion em Sorocaba - SP.

Agosto de 2018

Defesa de Mestrado de Lais Helena

   Lais Helena Moreira da Costa do M&N Lab defendeu sua dissertação de mestrado "Nanopartículas Janus formadas por ouro e dióxido de titânio como fotocatalisadores para produção de hidrogênio a partir da água", sob orientação da  Profa. Ana M. Percebom.

Julho de 2018

Defesa de Mestrado de Lina Mercedes Daza Barranco

   Lina Mercedes Daza Barranco do LASURF defendeu sua dissertação de mestrado "Nanopartículas de sílica funcionalizadas com grupos amônio e polímeros aniônicos para estabilização de emulsões Pickering contendo repelentes de insetos", sob orientação da Profa. Aurora Pérez Gramatges e coorientação da Profa. Ana M. Percebom.

Maio de 2018

Apresentação no 31° Congresso Brasileiro de Cosmetologia

A Profa. Ana M. Percebom apresentou o trabalho do M&N Lab na área de cosméticos no 31° Congresso Brasileiro de Cosmetologia que foi realizado no São Paulo Expo.

Maio de 2018

Journal of Physical Chemistry B

A Profa. Ana M. Percebom do M&N Lab publicau em parceria com grupo da UNICAMP o artigo intitulado: Phase Behavior Controlled by the Addition of Long-Chain n‑Alcohols in Systems of Cationic Surfactant/Anionic Polyion Complex Salts and Water.

 

Confira o artigo na íntegra clicando AQUI

Abril de 2018

Current Opinion in Green and Sustainable Chemistry

Os grupos M&N Lab e LASURF publicaram em parceria o review intitulado: Sustainable Self-Assembly Strategies for Emerging Nanomaterials

 

Confira o artigo na íntegra clicando AQUI

Março de 2018

Treinamento e Visita da Profa. Ana Percebom na Oxiteno

A Profa. Ana M. Percebom visitou as instalações da Oxiteno em Mauá onde também ofereceu o treinamento intitulado: Estudo de sistemas líquido-cristalinos liotrópicos e produtos acabados.

Fevereiro de 2018

Visita e Palestra da Profa. Ana M. Percebom na Granado

A Profa. Ana M. Percebom visitou a Granado-Phebo onde ofereceu um treinamento para a equipe de P&D.

Fevereiro de 2018

Defesa de Mestrado de Amanda de Azevedo Stavale

   Amanda de Azevedo Stavale do M&N Lab defendeu sua dissertação de mestrado "Nanopartículas núcleo-casca de polímeros e surfactantes para formulação de um protetor solar para cabelos", sob orientação da Profa. Ana M. Percebom.

Janeiro de 2018

Visita e Palestra da Profa. Ana M. Percebom na Johnson & Johnson

A Profa. Ana M. Percebom visitou a Johnson & Johnson em São José dos Campos - SP, onde foi convidada para apresentar uma palestra para a equipe de P&D.

Novembro de 2017

Journal of Colloid and Interface Science

A Prof. Ana M. Percebom publicou o artigo intitulado:  Stabilization of spherical nanoparticles of iron(III) hydroxides in aqueous solution by wormlike micelles

 

Confira o artigo na íntegra clicando AQUI

Outubro de 2017

Trabalho de Doutorado recebe destaque na I Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa do DQ PUC-Rio

O aluno Luis Miguel Gutierrez Beleño, orientado pela Profa. Dra. Aurora Pérez-Gramatges recebeu um prêmio pelo destaque do seu trabalho na área de Físico-Química apresentado na I Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa do DQ PUC-Rio.

Outubro de 2017

Seção de Físico-Química na I Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa do DQ PUC-Rio

   Os alunos Amanda de Azevedo e Luis Miguel Gutierrez Beleño da Seção de Físico-Química participaram e fizeram apresentações orais de seus trabalhos na I Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa do DQ PUC-Rio, que ocorreu entre os dias 30 e 31 de outubro.

Outubro de 2017

I Workshop de Aplicações de Polímeros e Surfactantes em Solução

Os grupos M&N Lab e LASURF organizaram no dia 28 de outubro o I Workshop de Aplicações de Polímeros e Surfactantes em Solução na PUC-Rio. O evento contou com 92 participantes (devido a uma limitação de espaço, porque tivemos mais de 140 interessados), sendo eles: 


59 alunos de pós-graduação e graduação
18 profissionais de empresa
15 pesquisadores acadêmicos

Empresas – Dow Chemical, Reoterm, L’Oréal, NALCO Ecolab, Quaker Chemical, Lubrizol, Oxiteno, Spacelub, Casa Granado.

Universidades – PUC-Rio, UFRJ, UNICAMP, USP, UERJ, UFF, Unigranrio, Faculdade Souza Marques, Faculdade do Centro Leste, Universidade Veiga Almeida, Universidade Cândido Mendes.

Outubro de 2017

Seminário da Profa. Ana M. Percebom na COPPE - UFRJ

A Profa. Ana M. Percebom apresentou um seminário sobre a Autoassociação de Nanopartículas Janus para o Programa de Engenharia de Nanotecnologia da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Setembro de 2017

ACS Omega

A Prof. Ana M. Percebom publicou o artigo intitulado:  Quest for Thermoresponsive Block Copolymer Nanoparticles with Liquid−Crystalline Surfactant Cores

 

Confira o artigo na íntegra clicando AQUI

Agosto de 2017

Seminários de Inicicação Científica da PUC-Rio

Os alunos da Físico-Química do Departamento de Química da PUC-Rio marcaram presença apresentando seus pôsteres nos Seminários de Iniciação Científica do CTC da PUC-Rio. Os trabalhos foram apresentados por Ana Caroline Felipe Alves, Beatriz de Azevedo, Christopher, Gabriela Fonseca, Luiza Sales Franco e Lucas Macedo. 

Agosto de 2017

Seminário da Profa. Ana M. Percebom na UFRGS

A Profa. Ana M. Percebom visitou os grupos dos Professores Fernanda Poletto e Fabiano Bernardi e apresentou um seminário para o Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Agosto de 2017

Visita e Palestra da Profa. Ana M. Percebom na Universidade de Bath no Reino Unido

A Profa. Ana M. Percebom visitou os grupos das Professoras Karen Edler e Janet Scott durante a primeira semana de agosto e apresentou o seminário "Using polymers to control self-assembly of nanoparticles" na University of Bath. 

Julho de 2017

Conferência da IUPAC e Reunião Anual da SBQ

A aluna de mestrado Amanda de Azevedo, orientada pela Profa. Ana M. Percebom apresentou seu trabalho na Conferência da IUPAC 2017 que foi realizada em São Paulo. 

Junho de 2017

Visita e Palestra da Profa. Ana M. Percebom na L'ORÉAL

A Profa. Ana M. Percebom visitou o recém inaugurado Centro de Pesquisas e Inovação da L'ORÉAL, onde foi convidada para apresentar a palestra: Coloides e Nanomateriais para o Desenvolvimento de Cosméticos, no dia 13 de junho. Esta interação faz parte de um Programa da L'Oréal, chamado "Science Behind Innovation".

Os tópicos tratados na palestra foram:

- Introdução a surfactantes, polímeros e nanopartículas

- Fundamentos da físico-química de cabelos e fotoproteção

- Aplicação de coloides e nanomateriais no controle das propriedades em formulações

- Principais técnicas para caracterização de coloides e nanomateriais

- Desafios da inovação na academia e na indústria

Maio de 2017

Seminário e visita do Dr. Rafael Ungarato (OXITENO)

O Dr. Rafael Ungarato visitou os laboratórios M&N Lab e LASURF, coordenados pelas Profas. Ana M. Percebom e Aurora Pérez Gramatges, respectivamente.

Formado em Química pela UNICAMP, com mestrado e doutorado pela mesma instituição, o Dr. Rafael iniciou a carreira na Oxiteno em 2014 como pesquisador de inovação para o segmento de Home e Personal care. Atualmente, atua como pesquisador de inovação para o segmento de Oil & Gas, com foco no desenvolvimento de materiais para otimização na produção de petróleo.

Durante sua visita, o Dr. Ungarato apresentou um seminário no dia 29 de maio aos alunos do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Química da PUC-Rio, entitulado: O papel do pós-graduando na indústria química.

Abril de 2017

Seminário e visita da Profa. Janet L. Scott (University of Bath)

A Profa. Janet L. Scott visitou o Departamento de Química da PUC-Rio como parte do projeto financiado pela Royal Society e entitulado: Responsive Pickering emulsions with high stability for slow-release of sunscreens and insecticides. Trata-se de uma Newton Mobility Grant coordenado pela Profa. Aurora P. Gramatges no Brasil e pela Profa. Janet L. Scott no Reino Unido.

Durante sua visita, a Profa. Scott apresentou um seminário no dia 10 de abril, entitulado: New materials from cellulose; from tissue scaffolds, through exfoliant microbeads, to flame retardant films.

Março de 2017

Defesa de Mestrado de Luis Miguel Gutiérrez Beleño

   Luis Miguel Gutiérrez Beleño do Grupo de Coloides e Interfaces (LASURF) defendeu sua dissertação de mestrado "Nanopartículas de Sílica Híbridas para Estabilização de Dispersões Bifásicas", sob orientação da Profa. Aurora Pérez Gramatges.

Fevereiro 2017

Publicação Brasileira de Iniciação Científica

O grupo da Profa. Aurora Pérez Gramatges publicou o artigo entitulado: Estabilidade de Espumas Líquidas de Soluções de Surfactantes: Efeito de Misturas e Adição de Nanopartículas.

 

Confira o artigo na íntegra clicando AQUI

 

Resumo:

No presente trabalho foi avaliado o uso de misturas de surfactantes e nanopartículas de sílica na formação e estabilidade no tempo de espumas, pelo método de Bikerman. O surfactante aniônico mostrou o melhor desempenho individual, mas as misturas contendo o surfactante catiônico aumentaram significativamente a persistência das espumas formuladas. Isto é devido possivelmente à interação entre as cabeças do surfactante e os grupos silanóis da superfície da sílica, tornando-a mais hidrofóbica e intensificando a sua adsorção irreversível na interface água/ar.

Janeiro 2017

RSC Advances

O grupo do Prof. André S. Pimentel publicou o artigo entitulado: Prednisolone adsorption on lung surfactant models: insights on the formation of nanoaggregates, monolayer collapse and prednisolone spreading

 

Confira o artigo na íntegra clicando AQUI

 

Abstract:

The adsorption of prednisolone on a lung surfactant model was successfully performed using coarse grained molecular dynamics. The prednisolone coarse grained model was parameterized using a well-established cholesterol model and validated by using calculations of octanol–water partition coefficients and lateral diffusion coefficients. The calculated octanol–water partition coefficient of prednisolone is 3.9. The lateral diffusion coefficient of prednisolone in the DPPC/POPC mixed monolayer is estimated to be (6 ± 4) × 10−7 cm2 s−1 at 20 mN m−1, which is in agreement with that found for cholesterol. The DPPC/POPC mixed monolayer was used as lung surfactant model where prednisolone molecules were adsorbed forming nanoaggregates at surface tension of 0 mN m−1. The nanoaggregates of prednisolone were transferred into the DPPC/POPC mixed monolayer being spread at the surface tension of 20 mN m−1. At 0 mN m−1, the prednisolone nanoaggregates induce the collapse of the DPPC/POPC mixed monolayer forming a bilayer. The implications of this finding are that prednisolone may only be administered with lung surfactant by using low fractions of prednisolone per lipid, and with high fractions, the collapse inactivates the properties of the lung surfactant by forming a bilayer that may be eliminated by the clearance process of the lung.

Inscrições abertas até 20/nov/2016

Seleção para Mestrado e Doutorado

  O Programa de Pós-Graduação em Química da PUC-Rio está com inscrições abertas para seleção de alunos de Mestrado e Doutorado. Os candidatos aprovados possuem bolsa de isenção de taxas/mensalidades. Além disso, os melhores classificados podem receber bolsas CNPq e CAPES de acordo com a disponibilidade. 

    O edital com todas as informações encontra-se AQUI

Novembro 2016

Seção de Físico-Química no AutoOrg

   A Seção de Físico-Química participou e apresentou seus trabalhos no 5º Encontro de Estruturas Auto-Organizadas em Soluções e Interfaces, que ocorreu entre os dias 2 e 4 de novembro em Florianópolis.

    Os três grupos foram representados pelas Professoras Aurora Pérez Gramatges e Ana Percebom, além dos alunos de pós-graduação Evelina Duneska Estrada Lopez, Luis Miguel Gutierrez Beleno e Stephanie Ortiz Collazos, e o pós-doc Luis Maqueira. 

Setembro de 2016

Trabalho de Iniciação Científica Premiado

A aluna Beatriz R. S. Azevedo, orientada pela Profa. Dra. Aurora Pérez-Gramatges recebeu o prêmio Destaque de IC da PUC-Rio pelo trabalho:

Estabilidade de espumas líquidas em misturas de surfactantes: efeito de nanopartículas e sais inorgânicos

Setembro de 2016

ACS Omega

A Prof. Ana M. Percebom publicou o artigo entitulado:   Interfacial Activity of Gold Nanoparticles Coated with a Polymeric Patchy Shell and the Role of Spreading Agents

Confira o artigo na íntegra clicando AQUI

 

Gold patchy nanoparticles (PPs) were prepared under surfactant-free conditions by functionalization with a binary ligand mixture of polystyrene and poly(ethylene glycol) (PEG) as hydrophobic and hydrophilic ligands, respectively. The interfacial activity of PPs was compared to that of homogeneous hydrophilic nanoparticles (HPs), fully functionalized with PEG, by means of pendant drop tensiometry at water/air and water/decane interfaces. We compared interfacial activities in three different spreading agents: water, water/chloroform, and pure chloroform. We found that the interfacial activity of PPs was close to zero (∼2 mN/m) when the spreading agent was water and increased to ∼14 mN/m when the spreading agent was water/chloroform. When the nanoparticles were deposited with pure chloroform, the interfacial activity reached up to 60 mN/m by compression. In all cases, PPs exhibited higher interfacial activity than HPs, which were not interfacially active, regardless of the spreading agent.

Agosto de 2016

Colloids and Surfaces A: Physicochemical and Engineering Aspects

O grupo do Prof. André S. Pimentel publicou o artigo entitulado: Efficient molecular packing of glycerol monostearate in Langmuir monolayers at the air-water interface

 

Confira o artigo clicando AQUI

 

Highlights:

 

• GMS forms closely packed monolayers fully connected by H-bonding.

• The LE-LC phase transition of GMS was captured with BAM images.

•  It illustrates the relevance of physicochemical properties of GMS as emulsifier.

Março de 2016

Colloids and Surfaces A: Physicochemical and Engineering Aspects

O Prof. André S. Pimentel publicou o artigo entitulado: Langmuir films and mechanical properties of polyethyleneglycol fatty acid esters at the air-water interface

 

Confira o artigo clicando AQUI

 

Highlights:

 

• This study is a comprehensive theoretical and experimental study of the Langmuir films of Polyethyleneglycol Fatty Acid Esters.

 

• It is possible to associate a correlation between the tail group and hydrophilic chain and the ensuing physicochemical properties.

 

• Shorter polyoxyethylene polar chains lead to more ordered films, but longer chains may be more effective in stabilizing the monolayer film.

Março de 2016

Capa em Chemical Communications

A Prof. Ana M. Percebom publicou o artigo entitulado: Janus gold nanoparticles obtained via spontaneous binary polymer shell segregation

 

Confira o artigo na íntegra e a capa clicando AQUI

 

Janus gold nanoparticles are of high interest because they allow directed self-assembly and display plasmonic properties. We succeeded in coating gold nanoparticles with two different polymers that form a Janus shell. The spontaneous segregation of two immiscible polymers at the surface of the nanoparticles was verified by NOESY NMR and most importantly by electron microscopy analysis in two and three dimensions. The Janus structure is additionally shown to affect the aggregation behavior of the nanoparticles.